sábado, março 18, 2006

Como as sombras são



A reflexão de uma sombra - por Ellemos


Queria saber por que as sombras nos saem dos calcanhares. E por que elas não nos saem dos calcanhares. Indesejadas como as sombras são. De um lado ou de outro, menores ou maiores, inteiras ou quebradas por quinas, mais ou menos nítidas. Não importa. Estão sempre conosco.

O problema não consiste apenas em sabermos que estamos sempre sendo seguidos. O pior de tudo é que, às vezes, as sombras querem nos atrapalhar. Às vezes tentam nos confundir. Traiçoeiras como as sombras são. Traiçoeiras sim, porque elas são porque somos. Dependem de nós. Até na forma. E sabem disso.

De qualquer maneira, parece melhor tentar não temê-las, mas quem sabe, ignorá-las. Aprender a conviver. Porque este não é o tipo de coisa que depende do nosso querer e do nosso lutar. Elas estão aqui. E ponto.

Dependem de nós. São escuras, achatadas, estão sempre por baixo. Saem de nossos calcanhares. Não, não devemos temê-las. Definitivamente. Tenhamos compaixão.

Pensando bem, há um jeito de eliminá-las. As sombras se vão quando está escuro. Sim, as sombras são porque temos luz.

Não olhe agora. Você não está só. E nem adianta correr. Sua sombra seguirá você. Se houver luz no seu caminho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elaine

Em mais um momento em que poderia ser o protagonista de “(In)Sônia vou tentar expressar o que sinto ao ler seu “Blog”. O que você escreve, além de apresentar qualidade literária, transmite sensações que me permite viajar, sonhar, refletir.... de uma forma tranqüila e muito gostosa.
Parabéns pelo se “Blog” e esta nova criação “Como são as sombras” me da a convicção de que você jamais ficará sem a sua sombra, e sempre será fonte geradora das sombras das pessoas que a cercam, tendo eu a sorte de ser uma delas. Você é um Ser de Luz que eu tenho o privilégio de chamá-la de amiga, obrigado por este diário eletrônico em que você permite o compartilhamento das suas criações, idéias e pensamentos.

Bj

Marcelo

Elaine Lemos disse...

Marcelo.

Sempre precisei escrever. O processo e o resultado aliviam... Bom saber que o resultado faz bem também para você. Principalmente nessas suas horas de insônia... Mais um motivo para a prática do processo.

Eu só não sei se vou conseguir achar minha sombra com tanta luz que tenho recebido das pessoas que me cercam...

Obrigada pelas palavras!

Bj.