quarta-feira, março 01, 2006

Bananas como fim


Há dias minha coluna está me matando. Minha preguiça gostou da brincadeira e resolveu ajudar. Todos os dias deixava para o dia seguinte a idéia dos exercícios físicos. Era exatamente isso: adiava a idéia.

Hoje acordei cedo. Olhei para as bananas na fruteira, hesitei, ignorei. Fiquei com meu leitinho. Arrastando a preguiça, consegui descer. Ainda não tinham soado as sete badaladas e quatro pessoas já suavam. Com que porquê estariam aquelas pessoas malhando em pleno amanhecer de uma quarta-feira de cinzas? Saúde ou beleza? Talvez ambos. Desejei uns quatro bons-dias com toda a minha educação e encarei os saudosos aparelhos de ginástica que já nem lembrava como usar. Se é que um dia soube.

Alonguei, pedalei, puxei... Fui para a esteira. Comecei lentamente e fui acelerando o passo ao longo da caminhada. Caminhei pouco mais de 1km sentindo-me uma imbecil. O que estaria sentindo o rapaz da esteira ao lado que corria havia mais de 20 minutos? Que sensação estranha! Andávamos, corríamos, andávamos em direção à parede ou ao espelho e não chegávamos nem a este nem àquela. Olhando com nenhuma atenção para a TV ligada.

É para mim, a esteira, uma metáfora da vida. Pelo menos da minha. Talvez de muita gente. Faltam paisagens. Falta um fim. Saúde ou beleza? Um fim.

Lembro-me agora da velhinha que apareceu ontem no noticiário. Cento e vinte e seis anos! E uma possibilidade se me apresenta. A possibilidade de viver ainda cem anos. (Mas que não sejam de solidão). Cento e vinte e seis anos! Aposto que aquela velhinha nunca subiu numa esteira de academia. Seu segredo? Uma ironia. Bananas! Todos os dias. Como meio.

Saúde! Beleza! Um fim! Bananas, que sejam. Para um século de caminhada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a sua crônica. A vida as vezes nos dá esse desespero. O q eu vou fazer da minha vida? O q eu voi deixar nesse mundo? Pq a maioria são tão inuteis? Pq a futilidade rege o mundo? Cadê a minha alma gêmea? Ufa! ... qntas indagações!? A gente se esqueçe de q pra viver é simplesmente deixar as coisas acontecerem, observar o quão simples é a vida. Todo dia nasce o sol e qnto os adimiram? Todo os dias uma criança te sorri e qnto n vêem isso? e por assim vai...
Gostei muito do texto!
Bjs,
Bianca.